Blog

Por que temos cada vez mais diagnósticos de TEA?

02/04/2023

Embora hoje num cenário de maior conscientização, ainda há muito preconceito quando o assunto é autismo… Nem sempre por falta de sensibilidade, mas, acredito, muito mais por falta de informação.

Isso pode levar pessoas a dizerem erroneamente frases como, por exemplo, “agora autismo está na moda”, “todo mundo é um pouco autista”, entre outras.

Ao longo dos últimos anos tem sido observado um aumento significativo no número de diagnósticos de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Uma a cada 36 crianças de até 8 anos está no espectro autista, de acordo com os dados mais recentes do CDC (Centro de Controle de Prevenção e Doenças), do governo dos EUA. Trazendo essa estimativa para o nosso país, teríamos cerca de 5,95 milhões de autistas no Brasil.

Temos hoje, inclusive, um número maior de pessoas se descobrindo autistas somente na vida adulta.

Tudo isso é reflexo, entre outros pontos, da melhora dos critérios diagnósticos do TEA com a 5ª revisão do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), além da maior conscientização a respeito das características do espectro autista entre a sociedade como um todo, e de profissionais mais capacitados para seu reconhecimento.

Ou seja, a ciência avançou, temos cada vez mais conhecimento e dados acerca do TEA, mais profissionais e pessoas envolvidas nessa causa; a sociedade tem mais espaço para se informar… E tudo isso nos coloca num ambiente mais favorável para o reconhecimento de sinais do TEA e/ou de que algo no desenvolvimento do bebê/da criança não está ocorrendo como o esperado mais precocemente. E nos permite, assim, também intervir precocemente, independentemente do diagnóstico fechado, aproveitando a rica neuroplasticidade que ocorre na infância.

Não, autismo não é moda. Talvez não tenhamos mais pessoas com TEA, mas temos mais pessoas diagnosticadas corretamente com TEA!

Sim, o TEA, a neurodiversidsde, sempre existiram, e que bom é termos cada vez mais informações e ferramentas para reconhecermos essas condições. Embora, é claro, ainda estejamos longe do cenário ideal.

Um diagnóstico não é uma sentença, é um ponto de partida para uma caminhada que será peculiar, mas que tem potencial para ser bem amparada, orientada numa sociedade que compreende e acolhe o espectro autista!

Temos hoje muitas pessoas diagnosticadas, mas temos também muitas outras ainda sem diagnóstico, enfrentando os desafios que essa condição impõe sem suporte, sem reconhecimento, com suas qualidades de vida inevitavelmente afetadas.

No dia de hoje, no mês de abril, no ano inteiro… Vamos falar mais e mais sobre TEA! Esse é o caminho!

Dra. Deborah Kerches

Dra. Deborah Kerches
Neuropediatria e Saúde Mental Infantojuvenil
Especialista em Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Últimas publicações

Como preparar uma criança autista para a volta às aulas?

Como preparar uma criança autista para a volta às aulas?

Como preparar uma criança autista para o início ou volta às aulas? A preparação para o início ou volta às aulas pode ser mais desafiadora entre crianças autistas, levando em conta que essas têm uma necessidade maior de rotina e previsibilidade, e que podem ser...

ler mais
Relacionamentos amorosos no TEA

Relacionamentos amorosos no TEA

Os relacionamentos amorosos, para toda e qualquer pessoa, envolvem desafios. Costumam carregar dúvidas e medos, em suas diferentes “etapas”, que vão desde o momento de conhecer alguém até desenvolver intimidade emocional e física para se construir um relacionamento...

ler mais
O que são as janelas de oportunidades?

O que são as janelas de oportunidades?

Os anos iniciais do desenvolvimento, desde a fase intrauterina, estabelecem a arquitetura básica, o funcionamento e a conectividade cerebral, o que impactará no aprendizado de habilidades nas mais diversas áreas ao longo da vida, na cognição, saúde física e qualidade...

ler mais
Funções executivas e Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Funções executivas e Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Quando nascemos, nosso cérebro não “está pronto”. Através da exposição às inúmeras experiências vamos construindo novas conexões e modificando a estrutura e funcionamento do nosso cérebro, ganhando novos repertórios e habilidades ao longo da vida. No centro dessa...

ler mais
Autismo Regressivo

Autismo Regressivo

O termo Autismo Regressivo refere-se a casos de crianças que apresentavam desenvolvimento motor, da linguagem, cognitivo, social e emocional aparentemente típicos ou muito próximo ao desenvolvimento típico, mas, por volta de 15 a 36 meses, começaram a perder...

ler mais
Poda neural na adolescência e TEA

Poda neural na adolescência e TEA

A poda neural (ou neuronal) é um processo fisiológico geneticamente programado, em que o cérebro, resumidamente, faz uma “limpeza”, “descartando” neurônios e conexões que não estão sendo utilizados, ao mesmo tempo em que fortalece conexões mais utilizadas por ele....

ler mais
Poda neuronal da infância e TEA

Poda neuronal da infância e TEA

Poda neural (ou neuronal) é um tema que constantemente está em pauta nas discussões acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Importante ressaltar que trata-se de um processo fisiológico que ocorre em todos os indivíduos, porém, que tem suas particularidades no...

ler mais